Um animal da família do «peixe-caracol» foi filmado no Oceano Pacífico 8145 metros de profundidade. As imagens foram capturadas por cientistas da Universidade do Havai.

                


Estas imagens foram recolhidas na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, o local mais profundo do planeta, conforme refere o site da «National Geographic».

A expedição, liderada por Jeff Drazen e Patty Fryer, da Universidade do Havai, mostra um animal branco de barbatanas translucidas com apêndices filamentosos e uma cauda que faz lembrar uma enguia. Ainda não lhe foi atribuída nenhuma descrição ou nome científico uma vez que não foi possível capturá-lo para melhor análise. Os investigadores procuram mais imagens e informações sobre aquele espécime.

Este curioso animal é agora o recordista em profundidade. Antes tinha sido avistado um outro animal, também da espécie do «peixe-caracol», a 7703 metros.

Os cientistas estão especialmente entusiasmados com a descoberto porque afinal de contas o animal vive em situações extremas, sem qualquer luz solar e sobre uma pressão totalmente impossível de ser suportada pelo homem.