Os cientistas encontraram uma salamandra gigante que se pensa que pertença à maior espécie de anfíbios do mundo, na China. O animal, que os investigadores apontam para que tenha mais de 200 anos, foi encontrado numa caverna e tem 1,4 metros e 52 quilos.

De acordo com a National Greographic, o anfíbio foi descoberto quando um pescador o avistou, na semana passada, na cidade de Chongqing. O homem pensou que a salamandra estivesse doente e por isso contactou as autoridades, que a levaram depois para um centro para a “protegerem e poderem estudá-la”.

O animal enorme tem 1,4 metros e pensa-se que pertença à maior espécie de anfíbios no mundo, Andrias davidianus, que está em vias de extinção na China. Contudo, esta salamandra não tem um tamanho assim tão espetacular, porque, em teoria, a espécie pode chegar a atingir um metro e oitenta de comprimento.

Mas é ainda impressionante encontrar um animal tão raro como este, uma vez que a população de salamandras desta espécie diminuiu 80% nos últimos 50 anos.

Há muitos cientistas que pensam que esta é a salamandra mais velha encontrada até à data. Alguns acreditam que possa ter mais de 200 anos.