Beber café ao início da manhã, uma rotina para muitas pessoas, é um dos piores momentos do dia para ingerir a bebida devido aos elevados níveis de cortisol que o corpo atinge nessa altura, de acordo com o canal de ciência do Youtube, “ASAP Science”.




Os cientistas explicam que o corpo humano produz uma hormona chamada cortisol, que é libertada em resposta ao stress e à baixa glicose no sangue. De manhã, entre as 08:00 e as 09:00, o cortisol regista os níveis mais altos, o que pode criar dois problemas.

Por um lado, a cafeína interfere na produção de cortisol, na medida em que o corpo cria menos e deixa a cafeína “compensar”. Por outro lado, o café faz com que a pessoa crie uma tolerância a longo prazo à cafeína, fazendo com que o café substitua o impulso natural de energia que o corpo ia buscar ao cortisol, em vez de o complementar. Isto significa que, no futuro, a pessoa necessite de mais café para “despertar”.

Segundo um estudo feito em 2009, a melhor altura para beber café é entre as 10:00 e as 12:00 e entre as 14:00 e as 17:00.