logotipo tvi24

Passos tem receita para o crescimento e emprego

Governo quer fazer da ciência e da tecnologia as grandes parceiras das empresas portuguesas

Por: tvi24 / CF    |   2012-04-24 12:26

O Governo quer fazer da ciência e da tecnologia «as grandes parceiras das empresas portuguesas» e «um dos principais motores do crescimento e do emprego» em Portugal, afirmação é do primeiro-ministro durante a conferência «Ciência 2012: Portugal - Caminhos de Excelência em Ciência e Tecnologia», na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Na sua intervenção, Passos Coelho defendeu que «a economia portuguesa precisa de um estímulo que tem de provir da inovação» e que é preciso «aproximar muito mais o laboratório da empresa» e «aproximar a empresa do laboratório».

«Não tenho dúvidas de que no século XXI haverá ainda muitos continentes por descobrir e que alguns desses novos continentes serão descobertos, uma vez mais, por portugueses».

Passos Coelho considerou que «foram feitos progressos importantes» na internacionalização e na expansão dos domínios da investigação científica portuguesa, acrescentando: «Mas ainda há muito por fazer, sobretudo quando nos comparamos com os líderes mundiais nestas matérias. E é com eles que nos queremos comparar».

«Queremos que a cooperação e o financiamento empresarial à investigação científica e tecnológica cresça muito mais, mas também queremos que as necessidades das empresas portuguesas e dos seus trabalhadores sejam mais tidas em atenção nos projetos de investigação. Queremos que o mercado recompense mais diretamente as boas ideias».

Como exemplos da ação do Governo, Passos Coelho apontou o já anunciado Programa de Investigação Aplicada e Transferência de Tecnologia para o Tecido Empresarial e a criação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, um órgão consultivo, referindo que este órgão «reúne vinte cientistas de diferentes áreas e gerações» e iniciou os seus trabalhos dia 6 de fevereiro, apurou a Lusa.

Partilhar
EM BAIXO: Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro
Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro

Esta tatuagem desbloqueia o telemóvel
Será que se acabou o martírio de se lembrar do «pin» a toda a hora?
Há uma nova explicação para doenças mentais
Experiência testada com êxito pelos investigadores da Universidade do Minho
Revista questiona segurança de anticoagulante que previne AVC
Laboratório rejeitou as «afirmações enganadoras» da publicação. Quem tem razão?
EM MANCHETE
Ricardo Salgado detido e constituído arguido
Ministério Público confirmou a detenção e envolvimento na operação Monte Branco. Informações não confirmadas dão conta que em causa pode estar um presente de 14 milhões
«Há mais informação relevante sobre o BES que não foi tornada pública»
TAP cancela 48 voos em quatro dias