Uma falha nos cartões SIM poderá colocar em risco de espionagem milhões de portadores destes dispositivos, segundo avança um especialista em segurança.O alemão Karsten Nohl descobriu uma maneira de chegar aos códigos dos cartões SIM através do envio de uma mensagem de texto para o telefone.

As mensagens enviadas para os telefones pessoais podem ser dissimuladas como mensagens das operadoras telefónicas com uma assinatura digital. Ao aceder à mensagem, permite ao «hacker» inserir vírus no cartão.

O pirata informático pode também ter acesso aos conteúdos do telefone, como enviar mensagens e ouvir chamadas. No caso de pessoas com cartão associado ao banco, podem ser feitas transferências ilegais.

«Na Europa, usamos cartões SIM para fazer chamadas e enviar mensagens, mas muitas pessoas em África utilizam-nos para controlar as contas bancárias no telemóvel», disse Nohl à BBC.

A GSMA, uma organização mundial que representa a indústria das comunicações móveis, está a analisar as descobertas. «A descoberta de Karsten deu-nos a oportunidade de fazermos uma análise preliminar», disse o porta-voz da organização.