O sistema de informação e entretenimento da Apple para carros, que promete, entre outras funções, ligar o iPhone ao automóvel, recebeu «luz verde» para implementação por parte de três grandes marcas e será apresentado esta semana.

Ferrari, Mercedes-Benz e Volvo vão ser os primeiros a disponibilizar o «CarPlay», um sistema equivalente ao «AirPlay» desenhado pela marca para as salas de estar.

A nova tecnologia vai assentar principalmente no assistente virtual da Apple, «Siri», que irá interagir com os condutores, para que os seus movimentos e distrações sejam mínimos. A «Siri» responde a comandos de voz e vai ajudar a aceder a contactos, realizar chamadas e até ler mensagens.

O «CarPlay» incorpora, ainda, o serviço de mapas da marca da «maçã», Apple Maps, que vêm com instruções passo-a-passo, com voz, e um serviço de música que não será limitado ao «iTunes», mas poderá também incluir o «Spotify» e o «iHeartRadio».

Segundo disse Greg Joswiak, vice-presidente de marketing dos produtos iOS e do iPhone, ao The Guardian, o produto foi desenhado a pensar na segurança dos utilizadores «impulsivos» do iPhone.

«Os utilizadores do iPhone querem ter sempre conteúdo na ponta dos dedos e o CarPlay permite aos condutores usar o iPhone no carro com uma distração mínima.

Enquanto a Ferrari, a Mercedes e a Volvo vão poder mostrar o novo produto aos seus clientes na próxima semana, outras 13 marcas já planeiam adquirir o «CarPlay». Entre outras, incluem-se na lista a Toyota, a BMW, a Ford, a Peugeot Citröen e a Jaguar land Rover.

A Apple vem assim reforçar a sua competição com a Google e o sistema operativo Adroid que também está a desenvolver tecnologia para carros e tem como parceiros a GM, Honda, Audi e Hyundai.