Não é a primeira vez que aqui lhes trago robots mecânicos, e nomeadamente máquinas capazes de andar a quatro patas. Mas este vídeo foi absolutamente viral nos últimos dias, e andou por toda a parte nas redes sociais.

Estas máquinas da Boston Dynamics,­ é uma empresa da Google, para não variar ­ pesam uns 80 quilos, e não só caminham, como aparentam uma estabilidade absolutamente extraordinária, mesmo quando são empurradas, até com alguma violência. É arrepiante, porque chega a parecer que estão «vivas», que não são apenas «robots».

O «spot» é uma espécie de cão mecânico, com locomoção hidráulica. É um todo­o­terreno. Sobe e desce terrenos íngremes com facilidade, adaptando­se ao piso. São coisas que não seriam fáceis de fazer se tivesse rodas, por exemplo.

Cá está. Subir escadas, um teste supremo. 

Já há aqui muito de estudo comportamental. São tecnologias que veremos rapidamente aplicadas a sondas... para voltar aqui a um tema que nos é caro, não é difícil imaginar robots como estes a explorar outros planetas ou o fundo do mar, por exemplo, territórios que neste momento nos são completamente inacessíveis, tal como é certo que futuras próteses humanas poderão beneficiar facilmente deste tipo de desenvolvimentos.