O portal bombeiros.pt anunciou esta sexta-feira o lançamento de uma aplicação para smartphones e tablets que disponibiliza informações sobre temas de proteção civil a profissionais desta área ao público.

Segundo Sérgio Cipriano, administrador do portal, o projeto foi elaborado em parceria com Nuno Santos, aluno na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e bombeiro em Vila Pouca de Aguiar.

A aplicação móvel gratuita contém recursos sobre Suporte Básico de Vida, matérias perigosas, extintores, condução fora de estrada, ocorrências ativas, pontos de água e risco de incêndio.

«É ainda nosso objetivo integrar outras funcionalidades, permitindo assim uma maior comodidade de todos os utilizadores destes recursos», disse à Lusa o responsável.

A ferramenta agora disponibilizada integra vários recursos numa só aplicação e, segundo os promotores, é «de grande utilidade para os agentes de proteção civil».

«Um bombeiro que está no teatro de operações e quer passar a coordenada do sítio onde se encontra, [com a utilização da aplicação] tem logo a coordenada do local, mesmo sem ligação à internet», exemplificou Sérgio Cipriano.

O responsável disse que alguns dos recursos da aplicação tecnológica funcionam sem ligação à internet, daí a mais-valia da sua utilização pelos agentes de proteção civil.

Segundo Sérgio Cipriano, a aplicação - sem custos para o portal www.bombeiros.pt, que apoiou o autor, Nuno Santos, aluno da UTAD, na conceção gráfica e na estruturação - é «mais uma aposta do portal na área das tecnologias de informação».