Estão a ser criados os rostos feminino e masculino considerados como os mais bonitos do mundo pela população britânica. Através de um programa normalmente utilizado para desenhar o rosto de criminosos procurados pelas autoridades, o EFIT-V PhotoFit,  os rostos foram estudados na universidade de Kent ao longo de dois meses e desenhados tendo em conta as opiniões de centenas de pessoas.

Segundo a imprensa inglesa, Chris Solomon, especialista em mapeamento facial e autor da investigação, pediu aos britânicos que revelassem como seria um rosto perfeito tendo em conta todos os pormenores, tais como a espessura dos lábios, o comprimento e largura do nariz e da linha que vai do nariz aos lábios.

Os resultados foram julgados por 100 pessoas que classificaram a atratividade do rosto, o que permitiu aos investigadores criar uma imagem feminina e outra masculina compostas pela junção das características mais atrativas para os participantes.

Solomon explica que o estudo, encomendado pela Samsung para o lançamento do novo Galaxy S6, evidenciou algumas diferenças entre a perceção da beleza ideal para os homens e para as mulheres.

«Para o rosto masculino da beleza, as mulheres desenharam um mais feminino do que os homens – as mulheres avaliam a linha do maxilar mais suave, o rosto mais magro, os lábios mais volumosos e o rosto barbeado como o mais atraente em comparação com a aparência mais masculina que é considerada mais atrativa para os homens. Curiosamente, para o rosto feminino da beleza, as mulheres classificam a aparência sexy mais bonita do que o sexo oposto – as mulheres consideram os lábios mais grossos, o rosto magro, olhos maiores e as maças do rosto mais elevados como índices de beleza, mais do que a população masculina», explica Solomon.


Depois de criados, a pergunta permanece. São estes os rostos mais bonitos do mundo?