O Instagram não tem sido apenas uma aplicação para documentar a vida das pessoas, mas também uma fonte de inspiração para milhões. Que o digam milhares de pais, nos EUA, que deram o nome aos filhos com base nos seus filtros preferidos na rede social.

De acordo com uma lista de nomes populares, divulgada por um centro de maternidade, nomes como Lux, Ludwig e Valencia têm registado um aumento nos dois últimos anos.

Apesar de nomes como Sophia e Jackson continuarem no topo do ranking, a lista publicada pelo BabyCenter revelou algumas escolhas de nomes peculiares, por parte dos pais norte-americanos. Muitos estão a usar os filtros do Instagram como inspiração, apesar de ainda não haver registo de nomes como Lo-Fi ou Hefe.
 

“Pegamos nos momentos preciosos da nossa vida e um filtro torna-os ainda mais bonitos. Penso que as pessoas têm sentimentos bons associados a eles,  e estes nomes surgem-lhes na consciência. Estão há procura de algo único, mas não que nunca tenha sido ouvido. Ninguém está a chamar aos bebés ‘X-Pro II’”, comentou Linda Murray, do BabyCenter, em entrevista ao Today Show.


Segundo o Daily Mail, o nome Lux, para rapaz, cresceu 75%, desde 2014. Também populares para os meninos são os nomes Ludwig, que registou uma utilização 45% maior, Amaro e Reyes, que registaram ambos um crescimento de 26%, e Hudson e Kelvin, com 3%.

Já para as meninas, o nome Valencia, que é também um dos filtros mais populares no Instagram, aumentou 26%. 30% mais bebés foram chamados Juno e 13% Willow.

Para além dos nomes inspirados na rede social, os norte-americanos estão também a optar por escolher nomes de algumas personagens de filmes de sucesso. A popularidade do nome Hermione, a famosa feiticeira de “Harry Potter”, cresceu 45%, e de Hazel, a protagonista de “A Culpa é das Estrelas”, mais de 50%.

Nomes com referências espaciais também figuram na lista, como Jupiter, Venus ou Sunny.