O Facebook apresentou esta terça-feira uma nova funcionalidade, que permite às pessoas cegas “ver” as imagens publicadas naquela rede social.

Com uma comunidade de mais de 39 milhões de utilizadores cegos e outros 246 milhões com problemas de visão, o Facebook resolveu melhorar a expriência dessas pessoas e desenvolveu um sistema que usa a inteligência artificial para descrever as imagens de forma mais detalhada. Na prática, a nova aplicação gera uma descrição automática para cada fotografia que o utilizador selecionar.

Para já, o software está preparado para reconhecer cerca de 80 atividades e objetos comuns e apenas está disponível para os utilizadores do Facebook que usam “sreen readers” no sistema iOS, mas deverá alargar-se a outras plataformas. Por enquanto, a aplicação também só está disponível em inglês e num número limitado de países

Designada de “automatic alternative text”, esta tecnologia reconhece pontos específicos nas fotos e transmite essas informações aos sistemas conhecidos como “screen readers”, que lêm em voz alta o que aparecer no feed de notícias.

Até então, o que o utilizador ouvia era apenas o nome da pessoa que tinha feito a publicação. Agora, é possível ouvir, por exemplo, “a imagem pode conter três pessoas sorrindo num ambiente externo”, como explica o vídeo abaixo.

Introducing Automatic Alt Text from Facebook on Vimeo.