O astronauta russo Gennady Padalka bateu um novo recorde mundial para mais tempo passado no espaço. Até agora, Gennady já esteve um total de 803 dias no cosmo.

“O recorde é oficial. Gennady Padalka tornou-se o homem que passou mais tempo no espaço”, afirmou o porta-voz da Roscosmos, a agência espacial federal russa, à AFP.


Gennady tem 57 anos e é um astronauta veterano, estando já na sua quinta missão espacial. Teve treino como piloto militar na era soviética e a primeira vez que participou numa espedição ao espaço foi em 1998. Atualmente é comandante da Estação Espacial Internacional (ISS).

“Se se é novo (na ISS), o homem com quem se quer voar é Gennady Padalka”, garante o astronauta Mike Fincke num vídeo da NASA, acresentando que o comandante é o melhor a treinar os astronautas novatos a viver em ambientes com gravidade zero.


O recorde mundial está agora fixado nos 803 dias, mas, quando regressar da sua missão, em setembro, Gennady terá despendido um total de 877 dias no cosmo, o que equivale a 2 anos e meio no espaço.