A empresa inglesa «Engineered Arts» desenvolveu um robot que projeta a cara de qualquer pessoas na sua «cabeça». «SociBot-Mini» é nome do «busto» robótico que para além de ser capaz de replicar a face de qualquer humano, consegue perceber o estado anímico do seu dono e interagir com ele.

Apenas com 60 centímetros e sem braços, o robot é constituído por um pequeno torso e uma face transparente, que tem espaço para o nariz e para os olhos.

O «Inventor Spot» escreveu no seu site que o objetivo do «SociBot-Mini» é ser uma espécie de assistente digital, contudo a sua capacidade para manter conversas complexas ainda é muito reduzida.

«As interfaces computorizadas de hoje mudaram pouco desde a máquina de escrever. Nós temos software social e redes sociais, mas não um hardware social», disse um responsável da empresa que desenvolveu o robot, Will Jackson.

Equipado com uma câmara especial, o robot será capaz de captar gestos e expressões faciais. depois, através de software personalizado, interagir com as pessoas.

«É muito estranho. Nós experimentamos utiliza-lo numa reunião e quando ele se junta à conversa é surpreendente, mas acostuma-mo-nos rapidamente», acrescentou Will.

Os seus criadores vão agora lançar uma campanha de angariação de fundos, com o intuito de conseguir verbas que lhes permita produzir o «SociBot-Mini» a uma escala industrial.