Se ainda tem dúvidas sobre as mudanças climáticas, este gráfico é para si. Ou, pelo menos, foi a melhor maneira até agora encontrada por um cientista do clima britânico para exemplificar as alterações climáticas ao longo dos últimos mais de 100 anos.

Ed Hawkins, do Centro Nacional de Ciências da Atmosfera da Universidade de Reading, reuniu os dados da temperatura de todos os meses desde janeiro de 1850 e traçou a evolução num gráfico animado.

Eu quis tentar visualizar as mudanças a que assistimos de diferentes maneiras para aprender como melhorar a comunicação”, explicou ao site Mashable. “O ritmo da mudança é imediatamente óbvio, especialmente ao longo das últimas décadas”.

via GIPHY

No início da animação, os traços aparecem próximos do centro do círculo, com o aquecimento a tornar-se mais evidente a partir do século 20. Nos anos mais recentes, o aquecimento é especialmente pronunciado.

Na Cimeira do Clima, realizada em dezembro em Paris, 195 países e União Europeia acordaram o objetivo de manter a subida da temperatura média abaixo dos 2ºC. Mas muitos investigadores defendem que o ideal deveria ser 1,5ºC. Neste gráfico, fica claro como nos estamos a aproximar dessa meta.