Os internautas estão a ficar fartos do Facebook e do Instagram. Pelo menos, é o que aponta um estudo, que diz que os utilizadores estão a trocar estas redes sociais por apps mais privadas como o Whatsapp e o Telegram.

O estudo, conduzido por uma empresa de tecnologias de informação, a SimilarWeb e citado pelo jornal britânico The Telegraph, analisou o tempo despendido em quatro aplicações: Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat.

A conclusão é que o Instagram foi o que assinalou uma maior queda, de quase 24%, seguido do Twitter, que caiu 23%. O Snapchat perdeu 16% da sua utilização global e o Facebook 8%.

Se o Twitter era a app onde os utilizadores passavam menos tempo, a média de tempo gasto no Facebook era de 34 minutos e no Instagram de 17 minutos.

Os investigadores analisaram a atividade de centenas de milhares de smartphones Android entre janeiro e março deste ano e comparam estes dados aos de 2015.

As razões apontadas para o decréscimo são várias. Primeiro, o surgimento de dezenas de outras apps, tais como o Periscope e o Telegram, que competem pela atenção dos utilizadores.

Além disso, cresceu a popularidade de outras apps de troca de mensagens como o Whatsapp, que começam a tomar o lugar das redes sociais.

O estudo registou ainda um queda de 9% no número de telemóveis Android com as quatro apps mais populares – Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat – instaladas.