Uma aplicação (app) de trânsito para telemóveis que ajuda os utilizadores dos transportes públicos em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal com informações de tráfego em tempo real foi lançada oficialmente esta quinta-feira.

A Transit App Moovit tinha sido lançada no final de 2014 em versão experimental em Portugal, onde já conta com 125.000 utilizadores, de acordo com a empresa gestora.

A aplicação informática, gratuita para os dispositivos com sistemas ‘iOS’ e ‘Android’, combina informações públicas dos operadores de transportes e das autoridades com as informações em tempo real da comunidade de utilizadores sobre 18 sistemas de trânsito das quatro cidades.

Através da aplicação, os utilizadores podem consultar informação atualizada sobre 10 sistemas de transporte diferentes de Lisboa, nomeadamente o Metropolitano, as linhas do Metro Transportes do Sul e as linhas da CP – Comboios de Portugal, e cinco sistemas de trânsito do Porto, incluindo as linhas da CP e as do Metro do Porto.

A Moovit disponibiliza também informação sobre os horários e percursos dos autocarros SMTUC em Coimbra e os HF e a EACL no Funchal.

A aplicação tem um “Programa de Comunidade” com mais de 640 editores em Lisboa e 90 no Porto que ajudam a manter atualizada a informação.

A app permite ainda aos utilizadores enviar relatórios sobre as suas experiências de viagem, como dados de congestionamento, limpeza e alterações nos serviços, que são apresentados em tempo real aos outros utilizadores, para que possam planear melhor os seus percursos ou, eventualmente, procurar rotas alternativas.

A empresa anunciou que pretende acrescentar cidades à rede portuguesa nos próximos meses de modo a “permitir que os utilizadores possam viajar entre cidades com facilidade”, destacando que planeia estender a aplicação em breve a toda a região da grande Lisboa.

A aplicação começou a funcionar em 2012 e está presente em mais de 800 cidades de 60 países em todo o mundo, tendo mais de 35 milhões de utilizadores.