Quem utiliza o Snapchat sabe que a sua principal característica é que as publicações são efémeras, já que só ficam online durante 24 horas. Mas isso vai mudar: agora a aplicação estreia uma nova funcionalidade, que vai permitir guardar os conteúdos por mais tempo.

Chama-se Memories, mas essas publicações ficarão numa galeria apenas visível para o próprio utilizador. No fundo, servirá de álbum privado que, apesar disso, permite ser alvo de novas edições e acrescento de adereços ou referências de localização como habitualmente. 

Até agora, a única maneira de evitar que os conteúdos se autodestruíssem era descarregá-los para a pasta de imagens do smartphone ou do tablet. Mas com a nova funcionalidade não será preciso sair da aplicação para consegui-lo e até será possível enviar as fotos ou os vídeos em causa para outros utilizadores, através de mensagens.

Tudo o que ficar armazenado no Memories poderá ser publicado no Histórico. Os utilizadores poderão distiguir as publicações porque as primeiras vão aparecer com uma moldura branca a indicar com data associada. 

Há ainda outras novidades na manga, segundo a BBC, mas o Snapchat ainda não indicou uma data ao certo para o lançamento quer do Memories, quer de outras funcionalidades. Seja como for, a estimativa é de que os utilizadores tenham notícias no espaço de um mês.