Ter tempo para concretizar as próprias aspirações pessoais pode ser difícil e, quando temos tempo, evocamos muitas vezes uma razão para “empurrar” essa atividade para outro dia. Quer se trate de fazer exercício, aprender uma nova língua ou organizar a casa, o Google quer agora ajudá-lo a encontrar “brechas” na agenda, de modo a poder encaixar esses objetivos pessoais, tudo através de um novo recurso automatizado no Google Calendar: o Goals. A aplicação, que funciona tanto para iOS como para Android, foi lançada esta quarta-feira para celebrar o 10º aniversário do Google Calendar, noticia o Mashable.

"Um dia é 'fui chamado para uma reunião de última hora", diz Jyoti Ramnath, gerente de produto da Gmail. "No dia seguinte é ‘Eu tenho um amigo na cidade’. E antes que perceba, os seus objetivos estão atrasados ou esquecidos. Na verdade, com todas as coisas que há para fazer numa semana, é provavelmente mais difícil do que nunca arranjar tempo - Mesmo quando o objetivo é realmente importante para si”, acrescenta o responsável.

Para resolver o problema da falta de tempo, agora, quando entrar no Google Calendar, verá o ícone de uma bandeira que lhe vai permitir definir uma meta. Em seguida, a aplicação irá encontrar um tempo na sua agenda em que poderá inserir esse objetivo e irá movê-lo de forma automática se entretanto marcar outro evento nesse mesmo período de tempo.

Quando o Google Calendar lhe envia uma notificação para iniciar o objetivo, poderá adiá-lo ou então dá-lo por concretizado.

Quanto mais utilizar a aplicação, melhor ela funciona. À medida que for adiando ou concretizando objetivos, o Google Calendar vai aprender e escolher no futuro os horários mais convenientes para si.

A nova aplicação Goals foi lançada esta quarta-feira. De acordo com The New York Times, o Google lançou também esta quarta-feira uma outra aplicação que ajuda duas pessoas na mesma empresa a encontrar momentos convenientes para uma reunião, com o recurso a um "agente de software. "