O Facebook adicionou uma nova funcionalidade à aplicação do Messenger. A app que permite conversar em chat e fazer chamadas com os amigos da rede social vai passar a disponibilizar chamadas também em vídeo. 

Há algum tempo que várias empresas concorrentes já ofereciam o serviço de videochamada, como por exemplo, a Microsoft com o Skype e a Apple com o Facetime.  A vídeochamada no Facebook preenche assim uma lacuna no serviço Messenger que conta mais de 600 milhões de utilizadores.

Segundo o site da empresa, a aplicação começou a ser introduzida, esta segunda-feira, no serviço Android e iOS em cerca de 18 países, incluindo Estados Unidos, México e grande parte da Europa. O resto do mundo terá o serviço disponível durante as próximas semanas. 

Stan Chudnovsky, produtor do aplicativo de mensagens, explica que a videochamada é uma forma de utilizar espontaneamente a câmara a partir de uma conversa. Quando os participantes consideram o vídeo necessário basta clicarem na aplicação.

Esta característica difere-se dos típicos serviços de mensagem de vídeo que são especificamente orientados para chamadas de vídeo planeadas.