Um novo sistema que permite compreender, através de uma análise, qual o tom empregado e as emoções transmitidas em cada mensagem de texto foi agora criado e está disponível online. Neste serviço, os utilizadores podem inserir e-mails e outros textos escritos e usar os resultados para entender se o texto que se recebeu ou que se pretende enviar tem impacto emocional, qual o tom social associado e qual o estilo de escrita empregue.

Este projeto, designado por Tone Analyzer Service, foi desenvolvido pela IBM. Esta empresa serviu-se do super computador Watson para concretizar o projeto. Watson foi criado para permitir a aproximação entre as pessoas e os computadores ao melhorar e acelerar a experiência humana no tratamento de dados e no reconhecimento da linguagem natural. O mais recente projeto da empresa resultou, então, no Tone Analyzer Service, que garante uma melhor interpretação do tom utilizado nas mensagens.

O novo serviço de análise linguística pode ser o primeiro passo para o fim dos mal entendidos resultantes das falhas de comunicação. O Tone Analyzer Service consegue detetar emoções, tendências sociais e estilo da escrita. É possível identificar emoções como raiva, medo, alegria, tristeza e aversão.

Ainda que neste momento o serviço só se encontre disponível na língua inglesa, espera-se que venha a estar disponível noutras línguas, segundo a Developer Cloud da IBM Watson.