A portuguesa Ana Júlia Cavaleiro, investigadora do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho (UMinho) foi, recentemente, premiada pela NASA, agência espacial norte-americana, no âmbito do 12º Workshop Internacional Sobre Ambiente e Energias Alternativas, que se realizou no Centro Espacial Kennedy, no estado norte-americano da Florida. Ana Júlia Cavaleiro conquistou o 2º lugar na categoria de «Melhor Apresentação Oral».

A cientista, do grupo de investigação BRIDGE - Grupo de Biorrecursos, Biorremediação e Biorrefinaria do CEB, foi a única portuguesa distinguida no evento, dedicado à temática «Aumentar a Resiliência da Missão Espacial Através da Sustentabilidade». 

Numa nota de imprensa enviada à  TVI, o CEB indica que a investigação de Ana Júlia Cavaleiro se centra na procura de soluções para contaminações dos solos por hidrocarbonetos de petróleo, um problema ambiental com impacto mundial.

A investigadora foi premiada pelo trabalho «Engineered bioremediation of deep hydrocarbon-contaminated sites». O projeto foca-se no uso de microrganismos anaeróbios para a limpeza de solos e águas subterrâneas contaminados com hidrocarbonetos alifáticos - os principais constituintes do petróleo bruto ou dos produtos petrolíferos.