Um estudante de engenharia da Universidade alemã de Aalen inventou um sistema de amortecedores para telemóveis, capaz de evitar que os ecrãs se partam quando os aparelhos caem ao chão.

Philip Frenzel já patenteou o invento e terá já propostas para a produção e comercialização do sistema que criou para a sua tese de licenciatura, segundo noticia a agência de informação Europapress.

O sistema criado pelo jovem engenheiro compreende um mecanismo de proteção com oito hastes, ativado por sensores que detetam quando o telemóvel está em queda livre.

Com o invento, ganhou um concurso promovido pela Sociedade Alemã de Mecatrónica, uma disciplina para a qual convergem a mecânica, a eletrónica e a informática.

Para já, o dispositivo ADcase, como foi designado, é apenas compatível com o iPhone, sendo de esperar que venha a ser alargada a outros modelos de telemóveis.

Segundo a Europapress, o financiamento futuro do projeto deerá apoiar-se numa campanha de recolha de fundos, que será iniciada no próximo mês de julho.