Para contornar os ataques informáticos, a Yahoo vai melhorar a segurança dos utilizadores, com uma solução que pode parecer contraproducente à primeira vista. Para aceder ao e-mail no telemóvel, os users já não vão precisar de usar uma password, com o novo sistema "Account Key".

A Yahoo garante que esta nova característica é mais segura porque, para aceder ao e-mail, é enviada uma mensagem para o telemóvel do utilizador, pedindo-lhe permissão para o serviço ser acedido online.
 

“As passwords são difíceis de lembrar e, em segundo lugar, as verificações para aceder ao e-mail são inconvenientes e confusas”, afirmou Dylan Casey, o vice-presidente da Yahoo.

“Estamos a dar um salto para um futuro sem passwords, com o lançamento do Yahoo Account Key, que utiliza as notificações para dar aos utilizadores acesso simples e seguro, usando os telemóveis”.


De acordo com a AFP, o sistema surge dois anos depois de um ataque às contas de e-mail do Yahoo, quando um grupo de hackers conseguiu roubar as passes dos utilizadores. Os autores do ataque conseguiram obter nomes e moradas a partir das mensagens de correio eletrónico enviadas.

O novo serviço de e-mail permite também que os users acedam ao Outlook, Hotmail e AOL, através da conta Yahoo.

A Yahoo não foi a primeira plataforma a pensar nesta característica. Outros serviços de e-mail, como o Google, já tinham aconselhado os utilizadores a usar “dois fatores de autentificação”. Ou seja, para além das passwords, teria de existir um outro serviço de verificação, como uma mensagem com um código enviados para o telemóvel.