A rede social Facebook anunciou esta sexta-feira que construiu um drone gigante, do tamanho de um Boeing 737, que pode voar a uma altura de até 27,5 quilómetros, para levar a Internet a áreas remotas do planeta. 

O veículo aéreo não tripulado, designado “Aquila” e alimentado por energia solar, pode permanecer no ar por um período de 90 dias e vai ser testado ainda este ano nos Estados Unidos. 

O “Aquila” tem a envergadura de um Boeing 737 mas pesa muito menos por ser feito em fibra de carbono.

O projeto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar o acesso à Internet nos países em desenvolvimento.

“Desde que lançámos a Internet.org que é nossa missão encontrar formas de levar a Internet aos mais de quatro mil milhões de pessoas que ainda não estão online”, escreveu Jay Parikh, vice-presidente de engenharia global e infraestrutura do Facebook, em comunicado.

“A nossa intenção não é criar redes e operá-las, mas acelerar o estado em que se encontram estas tecnologias até ao ponto em que se tornem soluções viáveis para operadores e outros parceiros”, esclareceu, reconhecendo, porém, que “há ainda um longo caminho a percorrer».

O drone está a ser desenvolvido por uma equipa do Facebook no Reino Unido.