O Instagram anunciou esta terça-feira que a sua comunidade atingiu os 500 milhões de utilizadores ativos e que mais de 300 milhões destas contas são utilizadas todos os dias.

 

A video posted by Instagram (@instagram) on

A rede social online Instagram, focada na partilha de fotografias e vídeos de forma instantânea, permite aplicar filtros digitais e compartilhar os resultados em várias outras redes sociais como o Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

Ainda que se possa dizer que os utilizadores começam a ficar cansados desta e de outras apps, a empresa explicou que apenas cerca de 20% das contas pertence a utilizadores americanos. A equipa do Instagram indicou ainda que em setembro do ano passado, o número de utilizadores rondava os 400 milhões, o que significa que estes números mais do que duplicaram nos últimos dois anos.

A empresa pertencente ao Facebook superou ainda diversas outras redes sociais, sendo de destacar o Twitter, que possui cerca de 320 milhões de utilizadores. Ainda assim, o Instagram pretende expandir o seu mercado, especialmente para fora dos Estados Unidos, de forma a garantir que a app também funciona em locais com rede de internet mais instável.

Uma das estratégias a adotar é a adaptação do peso das fotografias de acordo com a qualidade da rede, mesmo que isso signifique perda na qualidade da imagem. Pretende também um sistema que permita ao utilizador deixar uma publicação pendente, em modo offline, para ser publicada quando estiver conectado à rede.