Uma criança chamada Charlie que morde o dedo do irmão, num filme de menos de um minuto e falado em inglês, foi o vídeo mais visto pelos portugueses nos 10 anos que o Youtube tem de vida.


Atualmente disponível em 73 países e 61 línguas, a página da internet de partilha de vídeos Youtube completou agora 10 anos e envolve no mundo mil milhões de pessoas por mês.

A propósito da efeméride o Youtube Portugal divulgou esta segunda-feira as preferências dos portugueses na última década, em termos de filmes genéricos e de música. E na música é o cantor Anselmo Ralph o que mais se destaca.


Mas nos vídeos generalistas são mesmo as crianças que estão na frente. Além do “Charlie” a morder o dedo do irmão entre os 10 vídeos mais vistos estão três vídeos infantis, dois de música ( Pintinho Amarelo e O Sapo não lava o pé) e uma história do Ruca.

Nos últimos 10 anos os portugueses também gostaram de James Arthur, um músico britânico que ganhou um concurso de música (X Factor) em 2012, de uma paródia a uma música feita pelos atores Nuno Morgado e Rui Unas, e outra paródia ainda a uma música do “rapper” sul-coreano PSY.

Dos mais vistos ainda um vídeo sobre o festival de música eletrónica Tomorrowland de 2102, um anúncio (equipamento desportivo) com Cristiano Ronaldo e outros jogadores de futebol, e um vídeo a ensinar como se põe um anúncio no portal de vendas OlX.

Na música, Anselmo Ralph consegue colocar três vídeos nos 10 mais vistos na última década, mas o que teve mais visualizações foi Gangnam Style, do rapper PSY, seguido de “ Ai se e te pego”, de Michel Teló.

As outras cinco “estrelas” são vídeos de músicas que foram sucesso, com destaque para o estilo musical quizomba. Angola sobressai, com Anselmo Ralph e mais três angolanos nos 10 mais.

O Youtube é o maior portal de partilha de vídeos do mundo, ao qual são adicionadas diariamente mais 432 mil horas de imagens.