A morte, especialmente se envolta em polémica, o futebol, os filmes, os jogos e a tecnologias marcaram o ano em termos de pesquisa na Google, com 2015 pontificado ainda por um “reality show” televisivo.

Se na pesquisa do ano passado foi a “Casa dos Segredos” que prevaleceu, este ano continuou ainda a liderar as tendências de pesquisa a sequela do programa televisivo, “Desafio Final”. Depois os portugueses pesquisaram tendencialmente o lazer: a plataforma de entretenimento Netflix (lançada recentemente em Portugal) e o jogo para telemóveis Agar.io.

Depois do entretenimento a realidade. Na lista de tendências de pesquisa hoje divulgada pela empresa Google aparece em quarto lugar duas palavras, “Charlie Hebdo”, o nome de uma revista satírica alvo de um ataque terrorista em janeiro, que provocou 12 mortes. A frase “je suis Charlie” ficou célebre desde então.

E depois do massacre a morte em circunstâncias polémicas da atriz Maria Zamora e a morte também do ator Nuno Melo fizeram catapultar os seus nomes para os “10 mais” nacionais da Google.

“Cansados” da vida real os portugueses lançaram-se depois na busca de informação sobre os filmes “50 sombras de grey” e “Velocidade Furiosa”, sobre o iPhone 6S e sobre o novo sistema Windows.

Nas tendências de pesquisa por figuras públicas a lista da Google é elucidativa: dos 10 nomes mais pesquisados ´sete foram mortes ocorridas este ano (Maria Zamora, Nuno Melo, Delfina Cruz, Manoel de Oliveira, Maria Barroso, Filipa Vacondeus e Mariano Gago). Depois foi ainda a atriz Sofia Ribeiro (que revelou ter um cancro) e a política Joana Amaral Dias (que se despiu para uma revista).

Mas porque o futebol também move muita curiosidade o nome do treinador Jorge Jesus também aparece na lista, ainda que nas palavras mais pesquisadas (no futebol), em termos absolutos, seja o nome de Cristiano Ronaldo que surge em primeiro lugar, seguido de Messi, Maxi Pereira e Iker Casillas.

Nas viagens os portugueses mostraram interesse em Paris, em Barcelona e na Madeira, quiseram saber mais sobre as cantoras e atrizes Taylor Swift e Selena Gomez, questionaram o que é o amor, a “uber”, o “paypal” ou o “reiki”, quiseram ser felizes, “bonitas”, populares e “ricos”, quiseram até saber o que fazer quando não se tem nada para fazer, quando pára a digestão ou até quando se queima a língua.

Se este fosse o retrato dos portugueses em 2015, não seria em termos gerais muito diferente do resto do mundo, preocupado com ataques terroristas, curioso sobre figuras públicas, interessado em jogos e filmes.
 
Year in Search: 2015

The questions we asked in 2015 revealed who we are. See what the world wanted to know. #YearInSearch

Publicado por Google em Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015



De acordo com a mesma fonte a nível mundial as tendências de pesquisa colocam em primeiro lugar Lamar Odom. Os motivos: é uma estrela norte-americana de basquetebol e há cerca de dois meses foi encontrado inconsciente numa casa de alterne, em Nevada, supostamente drogado, e ficou em coma três dias.

Mas o mundo também quis saber mais sobre o novo filme da série “Mundo Jurássico” ou sobre o “American Sniper”, que levou aos cinemas a história de um soldado norte-americano inspirada no fuzileiro Chris Kyle, um nome também na lista com maior tendência de pesquisa.

Em destaque aparece também Caytlin Jenner, transexual que foi capa da revista norte-americana Vanity Fair, ou a lutadora Ronda Rousey, que em outubro assumiu um relação com um também lutador de artes marciais mistas.

Dos Estados Unidos só se sai apenas ao sexto lugar da lista das principais 10 tendências. É “Paris” que o ocupa, pelos atentados terroristas do mês passado, seguido de mais jogos e filmes.

O futebol, as mortes, as polémicas, o lazer, as novas tecnologias... Portugal e o mundo lidos no retângulo de pesquisa do maior motor de busca.