É uma mudança que vai surpreender os utilizadores do Instagram: as fotografias e vídeos vão deixar de aparecer por ordem cronológica. Ou seja, a partir de agora serão as fotografias mais populares que passarão a ser apresentadas primeiro.

Em comunicado, a empresa afirma que quer “melhorar a experiência” dos utilizadores e por isso “em breve, o feed será ordenado para mostrar os momentos” que acreditam que “importam mais”.

“A ordem das fotos e dos vídeos no seu feed vai ser baseada na probabilidade do seu interesse naquele conteúdo, da sua relação com a pessoa que está a postar e com a atualidade do post. À medida que avançamos, estamos focados na otimização da ordem - post estarão todos lá, apenas numa ordem diferente”

Resumindo, o Instagram vai assimilar-se à cronologia do Facebook, que comprou a marca em fevereiro de 2012, e as mudanças vão ser visíveis nos próximos meses.

No entanto, essa mudança não parece agradar a todos os utilizadores. No Twitter, são vários os que pedem para que o Instagram “deixe tudo como está”.