Que os gostos musicais variam consoante os países e regiões não será uma novidade, mas já imaginou poder saber exatamente que músicas estão na moda noutras partes do mundo? Se usa o " Spotify" já pode descobrir.

O serviço de streaming criou um conjunto de listas de reprodução a partir das músicas mais ouvidas em 867 cidades de todo o mundo, e juntou-as num mapa onde os utilizadores podem descobrir as tendências de uma zona específica.

                 
                                        Clique na imagem para seguir para o mapa 

O mapa é atualizado a cada duas semanas, para que os utilizadores do serviço possam acompanhar as mudanças nas tendências de cada local. Cada atualização implica a análise de 20 mil milhões de músicas escutadas pelos utilizadores.
 
A nova funcionalidade confirma que existe uma preferência pelos artistas locais, e nacionais, em detrimento de outros, o que torna a ferramenta ainda mais interessante, para quem queira descobrir artistas estrangeiros que não alcançam a popularidade à escala global.
 
Pontos em comum à escala global só mesmo a preferência pelo hip-hop, o género que mais aparece, independentemente da geografia ou língua.
 
Por cá, “ Agir” está na moda e ocupa a primeira posição em quase todas as playlists. As diferenças notam-se nos lugares seguintes das tabelas, com Lisboa a preferir “ Márcia”, o Porto os D.A.M.A., Braga o Dj Ademar e Boy Teddy. Leiria destaca-se pela diferença e coloca Diogo Piçarra no número um.

Pelo mundo, Berlim ouve “Mia”, o Rio de Janeiro prefere Mc Nego do Bordel, Londres vibra com Jamie XX e Madrid ouve Andrés Suárez.
 
As listas podem ser incorporadas em páginas e são atualizadas automaticamente. Se preferir pode consultá-las AQUI.