Um novo vírus está a propagar-se no Facebook e a deixar os utilizadores indignados. Identificado como Amazonaws (S3.amazonaws.com/addns/), o vírus é um vídeo com cariz pornográfico que se propaga através da rede social assim que o utilizador carrega no link.

O post infetado surge na rede social com uma mensagem como “Marta partilhou uma ligação - com Jorge e outras 17 pessoas” o que leva os amigos do utilizador e das pessoas identificadas a carregar no post e a tentar aceder ao vídeo, sendo infetado com software malicioso.



Depois do acesso, o vírus começa a publicar várias mensagens com o vídeo nas cronologias dos utilizadores e assume o controlo do chat (enviando mensagens infetadas com links), levando à propagação do vírus.

O Facebook pede aos utilizadores afetados pelo Amazonaws que denunciem o caso e que sigam os passos indicados na página de Centro de Ajuda. Um dos conselhos é consultar o histórico de acessos para ver se existem acessos suspeitos. O rede social aconselha ainda os utilizadores a instalar e a correr um antivírus.