O Google e o Twitter estão perto de anunciar uma parceria que permitirá encontrar tweets no motor de busca, ou seja, as publicações feitas na rede social, tornando-a mais acessível, uma vez que a busca pode ser feita por pessoas que não estão inscritas na rede, avança a Bloomberg.

A ideia é que ainda no primeiro semestre deste ano seja possível a qualquer pessoa, no momento em que a mensagem é publicada no Twitter, encontrá-la também no motor de pesquisa, aumentando assim o número de pessoas que podem ter acesso à publicação.

Já em 2009 as duas empresas chegaram a um acordo semelhante para tornar o Google mais eficiente e abrangente ao fornecer dados do Twiiter, mas o motor de busca acabou por deixar o negócio cair por terra, com o lançamento da aplicação gratuita «google+» onde é possível explorar interesses, conectar com as pessoas e partilhar gostos.

Agora podemos esperar que os termos do novo acordo entre as empresas seja um pouco diferente do anterior. Este é apenas o mais recente de uma longa lista de anúncios do Twitter feito nas semanas que se seguiram ao relatório de ganhos.

Dick Costolo está a fazer um grande esforço para mostrar que a empresa pretende acelerar a taxa de crescimento no desenvolvimento e inovação. Já a semana passada tinha sido lançado um video que apresenta uma nova ferramenta cujo o objetivo é através da criação e partilha de vídeo abrir portas a novas aplicações de video e conversa de grupo. 

A rede social tinha também anunciado há já algum tempo a promoção de tweets noutros servidores de busca como o «Bing», «Yahoo» e «Flipboard» de modo a chamar a atenção de um maior número de pessoas para a rede. Será também um incentivo de pequenas empresas que terão de pagar para promover tweets, mas que poderão ver a publicidade a abranger um grande número de pessoas que podem ter acesso mesmo não sendo utilizadores da página.

A grande preocupação dos investidores agora é ver diminuído o número de utilizadores em grande escala uma vez que não é necessário estar inscrito na rede para aceder em qualquer parte a qualquer publicação.