O último fim-de-semana de novembro encheu as grandes superfícies por causa das promoções da campanha Black Friday. Agora o excedente é escoado na Cyber Monday, ou seja, esta segunda-feira e em promoções online. Várias as marcas e produtos apostam agora no comércio pela Internet. As promoções que começam esta segunda-feira podem, em alguns casos, durar o resto da semana. 

A revista Forbes explica que na sequência do Black Friday surge a «Cyber Monday que começa ainda no domingo quando os retalhistas procuram um impulso para tornar mais populares as vendas online. Num estudo da FatWallet, referido pela Forbes, 26 por cento dos consumidores procura descontos no domingo e 32 por cento admite continuar a procurá-los durante a semana.

O Cyber Monday chegou a Portugal em 2009. Neste 1 de dezembro, são várias as marcas e lojas que aderiram à ideia para incentivar as compras em e-commerce. A listagem pode ser consultada no site Cyber Monday.

Black Friday

Na sua origem, as promoções do Black Friday marcavam o início da época das compras de natal e acontece sempre a seguir ao dia da Ação de Graças, nos EUA, que é assinalado na quarta quinta-feira de novembro.

À porta das lojas fazem-se filas intermináveis e, quando se abrem, os mais rápidos procuram encontrar os melhores produtos. Do vestuário às tecnologias, nenhuma marca fica de fora das promoções do Black Friday.

Os descontos são apetecíveis e a oferta de produtos variada. Em Portugal, a moda já chegou a alguns anos e com a crise tem vindo a generalizar-se cada vez mais.