A PSP de Viseu anunciou esta terça-feira ter identificado três rapazes e uma rapariga, com idades entre os 15 e os 21 anos, suspeitos de serem os autores de vários assaltos na via pública a jovens estudantes.

Os suspeitos, que atuavam em conluio, abordavam as vítimas em pleno dia", normalmente quando estas estavam sozinhas, e cercavam-nas, explica, em comunicado, o comandante da PSP, Victor Rodrigues.

Depois, as vítimas eram "ameaçadas com uma arma branca (navalha) e/ou com ameaças à integridade física" e obrigadas a entregarem-lhes objetos como telemóveis, computadores, colunas, fios, relógios e roupa e dinheiro que tivessem na sua posse, acrescenta.

Segundo Victor Rodrigues, quando já estavam na posse dos objetos, os suspeitos "encetavam a fuga para não serem intercetados por terceiros".

Buscas domiciliárias

Após várias investigações, a PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal, desencadeou de manhã uma operação policial que consistiu no cumprimento de quatro mandados de busca domiciliária às residências dos suspeitos, na cidade de Viseu e em Nelas.

As diligências policiais levaram à apreensão de "diverso material suspeito de ter sido roubado" e à constituição de dois arguidos no processo.

A GNR de Viseu colaborou com a PSP no cumprimento das diligências policiais.