As dez notícias mais virais de 2015 na TVI24 têm de tudo um pouco: acontecimentos internacionais, histórias incríveis, reportagens nacionais únicas, heróis, vencedores, inovadores, descontos, estilhaços e, também, um teste.
 
Os acontecimentos trágicos de 13 de novembro em Paris, uma sexta-feira, multiplicaram-se em relatos de heróis e heroínas, que, com os seus atos, salvaram vidas que escaparam à morte.
 
Uma dessas heroínas tem nacionalidade portuguesa, Margarida de Santos Sousa, porteira num prédio mesmo ao lado do Bataclan, a sala de espetáculos onde morreram 89 das 130 vítimas dos atentados terroristas na capital francesa. Acolheu 60 pessoas e socorreu várias outras, como uma rapariga em estado muito grave, baleada nas costas.

Ali ao lado, onde tudo aconteceu, uma outra história correu mundo. Uma  grávida pendurada na janela do Bataclan foi salva por um anónimo. Um vídeo captado mostrou ao mundo os momentos de pânico ali vividos, mas também o sangue frio de alguns, que no meio da morte conseguiram ajudar quem precisava.
 
Duas notícias TVI tiveram ampla divulgação e uma delas foi, inclusive, levada a debate na Assembleia da República.
 
O negócio do plasma, que custa milhões de euros ao país, é uma grande reportagem da jornalista da TVI Alexandra Borges, que revelou o desperdício nacional e foi à procura de respostas. As conclusões foram debatidas no Parlamento. Portugal é dos únicos países da Europa que deita no lixo o plasma seguro dos seus dadores anónimos e voluntários para comprar plasma de dadores estrangeiros à indústria farmacêutica.
 
A morte de Carolina Tendon, de 22 anos, que pode estar associada a uma das pílulas mais vendidas em Portugal, a Yasmin, é uma reportagem da jornalista da TVI Ana Leal que agitou a indústria farmacêutica e lançou preocupações a milhares de mulheres. Carolina era dançarina, frequentava o último ano de medicina veterinária, era saudável, não fumava e morreu subitamente de embolia pulmonar. Um documento confidencial a que a TVI teve acesso deu como possível que a morte da jovem estivesse associada àquela pílula.
 
De Portugal para o outro lado do Atlântico, um brasileiro vencedor da Mega-Sena, uma espécie de Euromilhões, entregou o prémio a um menino doente, Matheus, de seis anos, refém de uma cirurgia que só podia ser realizada nos Estados Unidos ao preço de um milhão de dólares. O vencedor anónimo deixou uma carta na portaria da TV Bandeirantes, em Belo Horizonte, dirigida ao jornalista que seguia o caso de Matheus, com o bilhete premiado agrafado e a indicação para entregar à família do menino.
 
Nos Estados Unidos, a história de um homem, que caminhava 30 quilómetros por dia para trabalhar, comoveu o mundo. James Robertson ficou sem carro e, na impossibilidade de comprar um, anda a pé para não falhar os seus compromissos.
 
E por falar em carros, uma conhecida marca de automóveis inspirou-se num dos seus mais populares modelos para construir um carro feito de papelão. Desde os detalhes interiores, às rodas, passando pelo volante, pelos espelhos e até pelo logotipo, só se vê cartão.
 
O papel deste pai de noiva comoveu a Internet. Todd Bachman interrompeu a tradicional caminhada até ao altar com a filha para chamar o padrasto da jovem e dividir com ele o resto da viagem. “Vais ajudar-me a levar a nossa filha ao altar”, disse o pai ao padrasto. As imagens do gesto foram partilhadas milhares de vezes.
 
A noiva que se segue decidiu fotografar o próprio casamento e poupar-se a stress adicional à cerimónia, que teve lugar na Estónia. A ideia resultou numa série de imagens exclusivas que documentam a boda a partir da perspetiva da noiva.
 
Stress que estes caça-descontos não conseguiram evitar durante a Black Friday nos Estados Unidos, que acontece sempre a seguir ao feriado do Dia de Ação de Graças. A loucura dos preços baixos resultou em pancadaria e, claro, em imagens que falam por si.
 
Mazelas físicas a que escaparam os visitantes do parque de Yuntaishan, na China, depois de a ponte de vidro que atravessa o desfiladeiro, com mais de 1.000 metros de altura, ter começado a rachar. A estrutura não caiu mas o pânico sentido no momento foi filmado.

A lista das dez notícias mais virais de 2015 termina com um teste que correu mundo. De que cor é este vestido?