Em comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR informa que o arguido, de 55 anos, foi detido na sequência do cumprimento de um mandado de busca e apreensão executado por elementos do posto territorial de Leiria com o apoio do destacamento de intervenção de Santarém.

Segundo a GNR, o inquérito-crime «teve origem na denúncia apresentada em finais de janeiro» deste ano no posto territorial de Leiria por uma mulher de 47 anos, residente no concelho, contra o suspeito com o qual manteve um relacionamento.

«Foi apurado pela equipa de investigação e inquérito que a vítima era alvo de ameaças contra a vida, umas vezes presencialmente, outras por telefone, bem como com a utilização de uma arma», adianta o comunicado.

Na sequência do mandado, a GNR apreendeu ao arguido um revólver de alarme transformado, 50 munições e três espingardas de pressão de ar.

O detido tem antecedentes criminais por crime de violação, refere o mesmo comunicado, acrescentando que deverá ser presente hoje a primeiro interrogatório judicial para a eventual aplicação de outras medidas de coação.