A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta sexta-feira, ter identificado um homem suspeito de roubo e violação, tendo como vítima uma septuagenária, em Paços de Ferreira.

"Os factos ilícitos foram cometidos no início do mês de julho de 2013, tendo o autor utilizado uma réplica de arma de fogo e ocultado o rosto com um capuz para se apropriar dos bens e valores que a vítima possuía e forçado a mesma à prática de ato sexual", lê-se num comunicado da autoridade enviado à Lusa.

Ainda de acordo com a PJ, "o suspeito, de 43 anos, vendeu depois alguns dos objetos roubados num estabelecimento, na cidade do Porto, e ausentou-se do país, não mais tendo regressado".

Após a sua identificação e localização por aquela autoridade policial, acrescenta-se no comunicado, "recorreu-se a instrumentos de cooperação internacional judiciária e policial, a fim de o submeter a diligências de recolha e produção de prova que permitiram concluir pela sua responsabilidade como autor dos crimes".

Para além dos ilícitos criminais apurados nesta investigação da Polícia Judiciária, o arguido vai também responder judicialmente por idênticos crimes praticados no estrangeiro, pelos quais se encontra em prisão preventiva.