A aldeia de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa (Évora), com cerca de 1.700 habitantes, ainda está com problemas de falta de água devido à seca, o que já acontece há duas semanas.

O presidente da Junta de Freguesia, José Rosado, adiantou à agência Lusa que esta situação, que está a afetar sobretudo a população da parte mais alta da localidade, se deve ao facto de os dois furos que abastecem o depósito de água da freguesia, "Nora" e "Lagoa", terem "colapsado e ficado a zero".

O depósito de água que serve a localidade está a ser abastecido pelos bombeiros com camiões cisternas e autotanques e através de uma conduta de abastecimento de água proveniente de Vila Viçosa.

A situação está complicada, desde o dia 03 deste mês, mas nem toda a população tem tido falta de água, a zona mais afetada é a parte mais alta da freguesia".

José Rosado indicou ainda que junto ao Centro de Saúde de Bencatel está estacionado um autotanque dos bombeiros para fornecer água à população, na eventualidade de faltar água nas torneiras.

A solução deste problema não está para breve. Uma empresa da especialidade vai fazer a análise dos furos para se tentar encontrar uma solução".

O autarca apelou aos moradores da freguesia que "ainda têm água" para que "se lembrem dos outros que não têm", fazendo "o uso de água regrado e que este se restrinja ao essencial", evitando desperdícios.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Vila Viçosa e a Junta de Freguesia de Bencatel revelam que vão continuar a "desenvolver todos os esforços e iniciativas para repor o abastecimento normal de água à população de Bencatel".