Os visitantes do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em Barquinha, vão ter a partir de hoje a experiência de dormir numa obra de arte habitável, instalada em espaço público.



O módulo habitável de cortiça nacional, intitulado de «Shelter by GG», tem quarto duplo e WC integrado, equipado com 40 pequenos painéis solares que se adaptam à curvatura da estrutura, orientado para o turismo ecossustentável, uma criação de Gabriela Gomes.

«Está a gerar expectativa, curiosidade e um saudável burburinho e ainda bem, porque esse era um dos nossos propósitos aquando do convite lançado à artista», defendeu o vereador Fernando Freire, citado pela agência Lusa.

A autarquia preza as faixas etárias mais jovens, disponibilizando passes de dois dias, válidos para ali pernoitar e comer.

Quanto às expectativas do investimento, a autarquia espera uma «manifestação artística que proporcione uma experiência inovadora e inesperada enquanto espaço de alojamento».

A mobilidade, associada à característica temporária da instalação, torna-o num «objeto itinerante», estreado na Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.

A obra de arte estará disponível até ao dia seis de Outubro.