Um tornado formou-se, esta sexta-feira à tarde, junto à costa da Ericeira, com o fenómeno a ser captado em vídeo e a ser colocado no Youtube. As imagens mostram uma pequena formação em cone no mar. Contactada pela TVI24.pt, a Polícia Marítima de Cascais confirma que o Comando da Ericeira registou «um tornado ao largo da Ericeira».

Também a Proteção Civil, através do CDOS de Lisboa, assinala ter sido contactada por populares no local a darem conta de um fenómeno. Em declarações à TVI24.pt, o CDOS faz saber que em causa está uma tromba de água. «Não passou de uma tromba de água. Não houve danos, nem temos registo de nenhuma ocorrência», afirma o oficial de serviço.

De acordo com o utilizador que publicou o vídeo, as imagens foram captadas pelas 17:00 e o vídeo foi publicado pouco antes das 18:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera referiu à TVI24.pt que, ainda que não tenha recebido relatos acerca do tornado, é «muito provável que tenha acontecido» tendo em conta as condições atmosféricas.

«Passou uma frente com atividade muito forte nos últimos dias, com muita precipitação e trovoadas. Portugal está agora sob influência de uma situação pós-frontal. Associado a esta situação é muito provável que [o tornado] tenha acontecido, embora careça de confirmação oficial», refere a meteorologista Cristina Simões.

«No mar, a água fica no funil [do tornado] e é muito visível», explica a mesma meteorologista.

Recorde-se que Portugal Continental está sob alerta amarelo devido ao mau tempo.