[atualizada às 11:00]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para as ilhas do grupo ocidental dos Açores devido ao vento e à agitação marítima provocados pela tempestade tropical Melissa, que passará próximo do arquipélago nesta quinta-feira.

«A tempestade tropical Melissa encontra-se ainda a cerca de mil quilómetros a oeste dos Açores, com deslocamento rápido para este/nordeste. Prevê-se que na próxima noite seja a altura em que passe mais próximo do arquipélago, ou seja, a 180 quilómetros a noroeste da ilha do Corvo», explicou à Lusa o meteorologista Carlos Ramalho.

De acordo com esta fonte da delegação regional dos Açores do IPMA, «prevê-se vento do quadrante oeste forte a muito forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora e ondas até oito metros nas ilhas do grupo ocidental, Flores e Corvo».

«No grupo central, o vento também deverá aumentar de intensidade na próxima madrugada, mas com rajadas apenas até 80 quilómetros por hora e ondas da ordem dos seis metros», acrescentou Carlos Ramalho.

Devido a esta situação, «o IPMA emitiu aviso laranja, de vento e agitação marítima» para as Flores e o Corvo.

Para as cinco ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) o IPMA emitiu um aviso amarelo de agitação marítima devido às ondas até seis metros.

O meteorologista disse que os efeitos da tempestade tropical deverão começar a sentir-se nas Flores e no Corvo «ao fim da tarde, início da noite», com os ventos a aumentar de intensidade. A altura em que se prevê que o vento seja mais forte será entre as 22:00 e as 02:00.

«Estamos a falar de ventos que, apesar de serem fortes, da ordem dos 100 quilómetros por hora, são ventos que ocorrem com alguma frequência nas ilhas do grupo ocidental dos Açores», sublinhou.

Fonte da Proteção Civil disse à Lusa que não há até agora registo de qualquer ocorrência, mantendo-se o «efetivo normal nos corpos de bombeiros».