Fernando Oliveira e Carla Neto, dos Voluntários de Barcelinhos, foram nomeados Bombeiros do Ano 2013 pelo salvamento de uma mulher que se atirou da ponte nova de Barcelos ao rio Cávado, informou esta sexta-feira o comandante daquela corporação.

José Beleza disse à Lusa que o salvamento ocorreu a 7 de julho de 2013, quando uma mulher com cerca de 60 anos tentou o suicídio na ponte nova de Barcelos, atirando-se ao rio Cávado de uma altura de 24 metros.

«O Fernando e a Carla iam a passar no local, numa ambulância, e não estiveram com meias medidas. Ele atirou-se de imediato à água para evitar que a vítima passasse o açude de Barcelinhos e ela ficou na margem, a dar todo o apoio à operação», contou o comandante.

A mulher acabou por ser resgatada com vida, «já com sinais de arrependimento» pelo ato que tinha cometido, e foi conduzida ao Hospital de Barcelos, onde esteve internada algumas semanas.

Operário têxtil de profissão, Fernando Oliveira é já um bombeiro «com larga experiência», ao contrário da auxiliar de geriatria Carla Neto, que ainda tem pouco tempo de casa.

«Foram uns heróis e a corporação está muito orgulhosa por ter no seu corpo ativo homens e mulheres com este caráter, com esta fibra e com este altruísmo», disse ainda José Beleza.

Atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses, o título de Bombeiro do Ano 2013 vai ser entregue a 1 de junho, numa cerimónia marcada para o Barreiro.