A neve está a cair pela primeira vez este outono na Serra da Estrela e uma estrada foi já encerrada, disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve nos Piornos.

«A estrada entre a Lagoa Comprida e os Piornos foi encerrada cerca das 8:30, como medida de precaução e os limpa-neves já estão a trabalhar», afirmou.

De acordo com a mesma fonte, a neve começou a cair «com alguma intensidade» cerca das 8:00, a partir dos 1.200 metros de altitude. «Na zona da torre já se vê um manto branco», referiu. As restantes estradas mantêm-se transitáveis.

Nos Piornos, a temperatura pelas 9:00 era de um grau negativo e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este sábado «até ao início da tarde aguaceiros que serão de neve acima dos 1.000 metros».

De acordo com as previsões do IPMA, a temperatura mínima mais baixa, zero graus, registar-se-ia nos distritos de Bragança e da Guarda, com este a ser o recordista da máxima mais baixa (9º), a par do distrito de Viseu.

O sábado ficará marcado por períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado, mas soprando mais forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.

Para domingo, as temperaturas mínimas poderão registar uma ligeira descida, mas as máximas deverão subir. A chuva deverá continuar ausente até ao próximo fim-de-semana, prevêem os meteorologistas.