Atualizado às 15:18

O arquipélago da Madeira vai estar terça e quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 120 quilómetros/hora, informou esta segunda-feira o Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, vai vigorar entre as 12:00 de terça-feira e as 05:59 de quarta-feira, depois de inicialmente estar sob alerta amarelo.

Também sob aviso amarelo até às 17:59 de hoje está o arquipélago dos Açores devido à chuva forte.

Cinco distritos sob aviso amarelo devido ao tempo frio

O IPMA também colocou hoje cinco distritos sob aviso amarelo devido ao tempo frio e um devido à agitação marítima, segundo um comunicado divulgado à imprensa.

No comunicado, o IPMA indica que os distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Setúbal e Aveiro vão estar com aviso amarelo até às 09:00 de terça-feira.

O instituto colocou ainda o distrito de Faro em aviso amarelo entre as 06:00 de terça-feira e as 06:00 e quarta-feira e as 15:00 e as 18:00, também de quarta-feira, devido à agitação marítima.

O IPMA prevê ondas de sueste com dois a 2, 5 metros, em especial no Barlavento.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, pressupõe situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado no Algarve a partir do meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro, podendo persistir ao longo do dia no nordeste transmontano e na beira alta e acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 3 e os 13 graus Celsius, no Porto entre 3 e 15, em Faro entre os 8 e os 17, em Bragança entre os -4 e os 8, na Guarda entre 0 e 7, Vila Real entre os -2 e os 8 e em Leiria entre o -1 e os 14.