Num novo vídeo lançado esta terça-feira, dia em que Rui Pedro faz 27 anos, a mãe Filomena Teixeira aparece com um apelo emocionante. O vídeo, iniciativa da realizadora Cláudia Clemente, conta com a colaboração dos atores Ana Padrão e Paulo Pires.

O vídeo, que tem como objetivo encontrar novas pistas sobre o paradeiro do jovem desaparecido de Lousada há quase 16 anos, tem uma duração de um minuto e 21 segundos. Começa com os atores Ana Padrão e Paulo Pires, sorridentes, a interpelar diretamente o espetador: «Lembra-se dos últimos anos com o seu filho? As noites de Natal, as festas de aniversário, as passagens de ano, as férias de verão, os inícios das aulas, os invernos, os verões... foram dias cheios de acontecimentos. Foram anos cheios de novidades, surpresas, gargalhadas e travessuras».

VEJA O VÍDEO NA INTEGRA

E repete-se a pergunta: «Lembra-se dos últimos anos com o seu filho?». É então que aparece a mãe de Rui Pedro, rosto fechado pelo sofrimento, fragilizada, falar pausado: «Eu não. O Rui Pedro hoje faz 27 anos. Não o vejo desde os 11. Nunca vou desistir de o procurar».

O vídeo aparece legendado em inglês e apela ao envio de informações sobre o rapaz de Lousada, alertando para o tráfico e exploração sexual de crianças.

O Tribunal da Relação do Porto condenou a três anos e seis meses de prisão, em Março do ano passado, um antigo amigo da família, Afonso Dias, pelo rapto de Rui Pedro. O arguido ainda aguarda o desfecho de recursos que determinarão se vai ou não cumprir a pena.