Uma pessoa morreu e outra foi resgatada ao mar em situação de hipotermia quando a embarcação de recreio em que seguiam se virou ao largo de Tavira, no Algarve, este domingo, disse à Lusa o comandante do Porto de Tavira.

De acordo com o comandante Ventura Borges, a vítima mortal, um homem com cerca de 50 anos, foi resgatado em paragem cardiorrespiratória, mas acabou por falecer no hospital de Faro.

O outro tripulante, com cerca de 40 anos, encontrava-se em situação de hipotermia, e «aparentemente, não corre risco de vida».

Segundo Ventura Borges, o acidente, cujas causas ainda são desconhecidas, ocorreu por volta das 13:15, à saída do porto marítimo daquela cidade algarvia.

«Foram acionados os meios de salvamento e uma embarcação do Instituto de Socorros a Naufragos resgatou os dois homens, únicos tripulantes da embarcação de recreio com cerca de quatro metros de comprimento», indicou a mesma fonte.

O comandante do Porto de Tavira referiu que os dois tripulantes «não tinham vestidos os coletes salva-vidas» e que na altura do acidente, existiam condições de navegabilidade para a entrada e saída da barra em segurança.