O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta sexta-feira, sob aviso laranja devido à chuva forte todo o território continental, à exceção dos distritos da Guarda e de Bragança.

De acordo com informação disponibilizada pelo IPMA, os distritos de Viseu e Vila Real juntaram-se aos restantes já anteriormente submetidos ao segundo aviso meteorológico mais grave numa escala de quatro.

O aviso laranja vigora até às 15:00 nos distritos do litoral e até às 18:00 nos distritos do interior.

Quase todo o continente, exceto Évora, Santarém e Portalegre, está também submetido ao aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, devido ao vento, que, em alguns pontos nas terras altas, pode registar rajadas até 100 km/h.

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As situações meteorológicas adversas, como a queda de chuva forte, registadas hoje em Portugal continental, são resultado de uma depressão, centrada a noroeste da Península Ibérica, de acordo com o IPMA.

«Estamos com o efeito de uma depressão, centrada a noroeste da Península Ibérica, que traz-nos alguma instabilidade e agravamento do estado do tempo. Daí que tenhamos emitido avisos», disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

Para hoje, o IPMA prevê «chuva forte, passando a regime de aguaceiros, temporariamente fortes, em todo o território, uma situação de agravamento do litoral para o interior e depois também de desagravamento, gradualmente, do litoral para o interior».

«Teremos durante a tarde chuva já menos intensa nas regiões do litoral e, para o fim do dia, menos intensidade nas regiões do interior», referiu Cristina Simões.

Esta situação irá «manter-se para sábado, ainda com um cenário de chuva, temporariamente forte nas regiões norte e centro, e o vento ainda a soprar com alguma intensidade no litoral e nas terras altas».

Para domingo, o IPMA já prevê «uma situação mais calma, embora ainda com a previsão de precipitação, já não com a intensidade do dia de hoje e sábado».

Também devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para esta sexta-feira, para alguns distritos do centro e sul.

De acordo com informação disponibilizada na página da internet da ANPC, o alerta, válido entre as 00:01 e as 20:00 de hoje, foi emitido para os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.

De acordo com o comandante adjunto de operações Miguel Cruz, durante o dia de hoje, a ANPC irá «avaliar o possível prolongamento [do alerta] para a região norte durante a madrugada».