Treze distritos do Norte e Centro do continente estão sob aviso laranja nesta terça-feira devido a previsões de chuva, vento, queda de neve e agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mantém-se o aviso amarelo, menos grave, para os distritos de Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro, devido a previsões de chuva e vento.

O IPMA colocou a linha costeira sob aviso laranja devido a previsão de ondas que podem atingir os sete metros, até quinta-feira.

Entre as 08:00 e as 18:00 de hoje, a Proteção Civil registou 1.829 ocorrências relacionadas com o mau tempo.

65 pedidos de ajuda em Lisboa

Intercidades Guarda-Lisboa com atraso de seis horas

EDP tem mil operacionais no terreno a resolver avarias

Queda de árvores: 600 ocorrências

Queda de árvores desaloja nove pessoas

Pórtico cai na Via Norte e atinge viatura

Em comunicado, a Marinha alertou, entretanto, «em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar».

De acordo com informação da Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e de São Martinho do Porto, encontrando-se condicionadas as de Leixões e de Lisboa.

Nas regiões autónomas, apenas o arquipélago da Madeira tem avisos amarelos ativos, até às 08:00 de 26 de dezembro, para a Costa Norte da Madeira e para a ilha de Porto Santo, por previsões de agitação marítima e de ondas que podem atingir os cinco metros de altura.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na segunda-feira o alerta amarelo para todos os distritos do continente entre as 08:00 de hoje e as 20:00 do dia de Natal devido à previsão de mau tempo, o que «pressupõe um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções».

Para hoje, o IPMA prevê uma subida da temperatura, sobretudo da mínima, e céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros, que poderão ser fortes e de granizo, a partir do final da tarde nas regiões norte e centro.

Prevê-se ainda queda de neve, a partir do final da tarde, acima dos 1.500 metros.

O IPMA refere ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada e ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora a norte do Cabo Espichel.