[Notícia atualizada às 23:07]

Um acidente entre dois automóveis ligeiros no IC1 perto de Tunes, concelho de Silves, no Algarve, causou esta quinta-feira uma morte, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.

De acordo com a mesma fonte, o acidente provocou também um ferido grave, que foi transportado por meio aéreo para o hospital de Faro, e, segundo a GNR, outros quatro ligeiros, dois quais crianças.

O acidente, que se deu pelas 18:50, levou ao corte do IC1 nos dois sentidos. O trânsito foi restabelecido cerca de três horas depois, pelas 22:10.

Foram destacados para o local oito veículos de socorro, um meio aéreo e 27 operacionais, não havendo previsão da hora a que estará restabelecida a circulação.

De acordo com a GNR, o acidente ter-se-á dado devido a uma ultrapassagem «mal calculada» no sentido sul-norte, tendo morrido o condutor do veículo que tentou a manobra.

O IC1 é constituído por vários eixos rodoviários e atravessa o litoral de Portugal continental, de norte a sul, totalizando cerca de 700 quilómetros de extensão.