Três troços rodoviários da estrada que atravessa a Serra da Estrela estão esta manhã encerrados devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos.

As três ligações - Piornos/Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro - encerraram durante a tarde de segunda-feira por não estarem reunidas condições de segurança para a circulação rodoviária, situação que se mantém.

De acordo com a fonte, hoje de manhã, na Serra da Estrela, as temperaturas estavam negativas e «continua a nevar», ainda que com pouca intensidade, verificando-se «rajadas de vento forte», que dificultam os trabalhos de limpeza da via.

Para o final da manhã, as previsões meteorológicas apontam para alguma melhoria do estado do tempo, que voltará a agravar-se durante a tarde, pelo que não há previsões para a reabertura daqueles troços.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje queda de neve acima de 800/1000 metros, subindo temporariamente a cota para 1200/1400 metros durante o dia, e vento forte (40 a 50 km/h) com rajadas da ordem de 85 km/h nas terras altas.

Para quarta-feira e quinta-feira, as previsões também apontam para a queda de neve.