O caudal do rio Douro desceu cerca de um metro abaixo do cais da Régua durante a noite, mas a Proteção Civil mantém-se alerta devido à pluviosidade que tem caído e poderá provocar um novo aumento do nível das águas.

«Estamos neste momento com um cenário de cheia muito menos preocupante, se bem que, como choveu muito durante a noite estamos em alerta amarelo hidrológico», afirmou à Lusa Manuel Saraiva, responsável pela Proteção Civil Municipal de Peso da Régua.

Durante a manhã de sexta-feira o caudal do Douro galgou o cais fluvial da Régua, obrigando à retirada dos bens dos dois estabelecimentos comerciais ali instalados, uma loja de artesanato e um bar.

Durante e madrugada deste sábado, o nível das águas baixou «cerca de um metro abaixo» do cais, mas, de acordo com Manuel Saraiva, a situação «será monitorizada e avaliada nas próximas 24 horas», até para ver se as albufeiras das barragens terão capacidade de encaixe do caudal do Douro.

O responsável salientou que a Proteção Civil se manterá «atenta» ao evoluir da situação. «Nós estamos em alerta até às 20:00, mas o pico do temporal foi às 04:00 e, por isso, não prevejo qualquer tipo de situação mais preocupante na zona ribeirinha da cidade», frisou.



Para atingir a principal avenida do Peso da Régua, a João Franco, o rio teria que subir «cerca de 12 metros» acima do cais fluvial, uma situação que não ocorre há alguns anos.

Os meteorologistas preveem mau tempo para este sábado, com chuva, vento forte e neve, e há 11 distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima, o segundo mais grave de uma escala de quatro. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para ventos até 100 km/h, chuva intensa e neve nas terras altas.

A Marinha alertou para o agravamento do estado do mar na costa durante o fim-de-semana, prevendo-se, na costa Norte, ondas de cinco a sete metros. Também a Norte, os serviços de proteção civil avisaram para uma subida de caudal do rio Douro que pode ir «até um metro acima» do cais fluvial da Régua.

Em Vila Real e Viseu é esperada queda de neve acima dos 800 metros, o mesmo acontecendo nos distritos da Guarda e de Bragança, também sob aviso amarelo, entre as 00:00 e as 13:00.